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Organizando sua uma primeira experiência com o RPG na sala de aula

 

Então você preparou a sua aventura, organizou todo o material e vai utilizá-lo pela primeira vez em sua sala de aula? Maravilha! Mas é bom tomar alguns cuidados para que tudo ocorra como planejado.

Primeiramente, você já deve ter reservado algumas aulas no seu planejamento anual para o RPG. No mínimo, seis aulas para uma aventura de 4 horas-aula. É preciso dar essa margem porque uma aventura de RPG pode ter entraves ou desenvolver-se por caminhos que o professor não previu. Afinal, o limite é a imaginação!

Converse com a turma algumas aulas antes. Pergunte quem conhece o RPG e qual a experiência deles com o jogo. Geralmente os meninos tiveram algum contato fora da escola, mas é menor esse percentual em relação às meninas. Para aqueles que nunca ouviram falar, explique do que se trata, dando exemplos de como uma sessão de jogo ocorre, se possível.  Daí, lance a proposta de desenvolver ou praticar determinado conteúdo a partir de uma aventura de RPG e sinta a recepção dos alunos. Esse momento é importante! Você tem que “vender o peixe”, afinal de contas, você não vai querer forçar seus alunos a participarem de um jogo que tem como característica fundamental o voluntariado, não é verdade?

Seus alunos têm que querer experimentá-lo! Então aguce a curiosidade deles. Provoque-os em sua sede de aventuras! Ninguém vai se atrever a ficar de fora.

Agora que você conquistou o seu público, é hora de prepara-los para a aventura. Reserve uma aula para explicar as regras que você adotará no jogo. Se possível, antes mesmo dessa aula, peça para que eles leiam as regras em casa para discutirem as dúvidas na sala. Dessa forma, entregue uma cópia das regras para seus alunos, seja em papel ou enviando-os por email, redes sociais, etc.

Quando todos estiverem esclarecidos sobre as regras, insira-os no mundo da aventura! Conte uma história para eles de como é esse mundo fictício, fale sobre a geografia e a história do lugar. Fale sobre o problema que dá início à aventura e insira cada um dos personagens nesse contexto, apresentando-os um a um: seus nomes, idades, o que fazem, se eles se conheciam antes da aventura, etc. Ao final da aula, seus alunos estarão ávidos pelo próximo encontro a fim de iniciarem sua caminhada rpgística!

Para o próximo encontro, providencie tudo o que for necessário: os dados, as fichas de personagens, papéis em branco, mapas da aventura (quando houver), livro de regras para sanar dúvidas, etc. e faça uma releitura de sua aventura: os pontos principais, o desenvolvimento do enredo, os personagens principais que o mestre interpretará.

Na próxima aula, quando enfim você começará sua jornada narrativa, divida os alunos em equipes. (Aqui, você já terá decidido se você mesmo será o narrador ou se delegou essa tarefa para os alunos mais experientes da sala em relação ao RPG). Essa divisão poderá obedecer um critério à sua escolha, ou simplesmente não ter nenhum critério. Cada grupo deve ficar o mais afastado possível um do outro, de modo que as decisões e negociações num grupo não atrapalhe o outro.

Distribua as fichas de personagens entre os alunos e estabeleça algumas regrinhas sobre respeito, como por exemplo: Cada grupo deverá respeitar a fala dos alunos, não podem fazer barulho em excesso, devem interpretar fielmente seus personagens, etc., sob o risco de sofrerem penalidades (jogadores e/ou personagens) que serão escolhidas por você.

Agora é pisar fundo na imaginação e garantir uma viagem inesquecível para você e seus alunos!

Caso você queira e possa, prepare o ambiente para o encontro com uma trilha sonora apropriada a cada situação. Entre uma sessão e outra, não esqueça de avaliar o progresso da aventura e adaptar a narrativa para os encaminhamentos que o grupo tomou. Isso vai ser um sucesso!

 

No próximo post, vamos conversar um pouco sobre como o RPG pode revelar problemas na sua sala que você nem imaginava que existiam!

 

 

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