Aqui você tem disponível para download, diversos materiais de apoio ao uso do sistema RPG na Escola, além da aventura "Colonizadores do Brasil" que foi nosso primeiro trabalho e serviu como base para a coleta de dados para a pesquisa de mestrado.

Atenção! Autorizamos o uso desse material. 
Pede-se, no entanto, que a fonte seja 
mencionada e linkada.


Como faço o download do material?


É muito simples. Acompanhe os passos abaixo:

  

1º) Faça a leitura do resumo de cada tópico abaixo e escolha qual(is) arquivo(s) deseja salvar em seu computador.
2º) Clique no link do arquivo escolhido para download, na barra lateral esquerda ou no final de cada resumo.
3º) Após o download, o material já estará disponível para sua leitura ou impressão. Arquivos em PDF.



Ficha de Personagem

Faça o download de fichas em branco para preenchimento com os atributos dos personagens que você irá criar em suas aventuras ou, caso prefira usar uma de nossas aventuras, economize seu trabalho fazendo o download das fichas já preenchidas.

Ficha de personagem em branco para preenchimento manual

Fichas de personagem completas Epidemia 

Fichas de personagem completas Resgate no Shopping

Fichas de personagem completas Vale dos Montes Uivantes

Fichas de personagem completas A Caçada

Fichas de personagem completas Zona de Conflito

Fichas de personagens completas Colonizadores do Brasil

Cartão resumo do Sistema de Regras
Faça o download do resumo do nosso sistema de regras e evite o desgaste do seu livro durante a vivência de aventuras utilizando o nosso sistema de regras. Ao baixar o arquivo, sugerimos imprimir a folha, dobrá-la ao meio e plastificá-la para aumentar a durabilidade do cartão.


Aventura "Colonizadores do Brasil"

Os jogadores interpretam portugueses, no século XVI, que chegam ao Brasil, fugidos da Inquisição. Aqui, eles recebem uma Sesmaria, que deverão tomar posse e torná-la produtiva.


As dificuldades dos primeiros desbravadores e o primeiro contato com os índios, nem sempre amistoso, enchem de suspense o enredo dessa aventura que retrata alguns locais históricos de Pernambuco, como a Igreja dos Santos Cosme e Damião (a mais antiga do Brasil) e o Engenho de Santiago que deu origem à cidade de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife).
Disciplinas Envolvidas: Física (
Sistema de unidades, Velocidade e Deslocamento), Geografia (leitura de mapas, relevo), História (Brasil colonial) e Matemática (Porcentagem, escalas). Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural.


 
Duração da aventura: 08 horas-aula

Quantidade de Páginas: 26

Aventura "A Torre de Cristal" 
 

O vale das sombras era um lugar inóspito e perigoso outrora. A luz não incidia ali pois o vale é totalmente encoberto por nuvens espessas. O frio e a escuridão foram perfeitos para abrigar criaturas perigosas e traiçoeiras.

Entretanto, séculos atras, antigos construtores ergueram, ali, uma enorme torre de pedras de forma a atravessar as nuvens até um ponto onde a luz do Sol pudesse tocá-la. Em seu cume, uma poderosa lente foi instalada, de modo que direcionasse a luz para o seu interior para ser irradiada ao refletir em diversos espelhos, colocados ao longo de sua extensão. Então, nunca mais as sombras aterrorizaram a região.

Mas, repentinamente, algo terrível aconteceu e a luz deixou de brilhar no vale das sombras. Cabe, agora, aos aventureiros descobrir o que aconteceu à torre, antes que as criaturas sombrias retornem para reivindicar a posse daquele magnífico lugar.

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Disciplinas Envolvidas: Física (reflexão, refração e dispersão da luz), Geografia (relevo, clima) e Biologia (fotossíntese, evolução e mutação).  

  
Duração da aventura: 05 horas-aula

Quantidade de Páginas: 16