Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 VERSÃO em PDF

nossos parceiros

Visite nossa página no facebook

Ricardo Ribeiro do Amaral é professor de Física, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde também concluiu seu Mestrado em Ensino das Ciências. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Colégio de Aplicação, onde desde 2005 realiza projetos de pesquisa e extensão sobre a utilização do RPG Pedagógico dentro ou fora da sala de aula. É doutorando do curso de Educação Matemática e Tecnológica, onde pretende desenvolver um software pedagógico para o ensino de Física sob a forme de game.

Acesse o Curriculo lattes do professor.

Sobre o projeto


RPG na escola
é um projeto que busca levantar formas de aplicação do role playing game, seja ele na versão didática ou comercial, que leve a uma apreensão de saberes pedagógicos, dentro ou fora da sala de aula.

Pesquisas com o RPG tem demonstrado resultados compensadores, não apenas no que diz respeito à disciplina escolar, mas também em relação a competências que a escola deve desenvolver em seus estudantes, tais como a Ética, o Respeito mútuo, o Diálogo, a Pluralidade Cultural, entre outros. Aliado a isso, o RPG permite o envolvimento de diversas disciplinas em torno de um único contexto, caracterizando-se como uma atividade interdisciplinar.

Nesse sentido, nosso objetivo é favorecer a popularização do RPG no meio escolar, de modo responsável e consciente. Para que isto aconteça, é preciso auxiliar o professor no contato com este recurso pedagógico, capacitando-o, orientando-o e instigando-o a experimentá-lo em sua prática escolar para que descubra, por si mesmo, as inúmeras possibilidades que o RPG apresenta.

De outro modo, abrimos espaço, também, para o uso de jogos na escola, visto o potencial pedagógico que muitos deles possuem. São muitos os títulos comerciais que podem ser utilizados na sala de aula para fomentar o debate em História, Geografia, Química, Biologia, Artes, Física, entre outras disciplinas. Assim, abrimos as portas para que nosso leitor tenha contato com um mundo novo, desconhecido de muitos, que são os board games.

Esperamos que todo esse material possa colaborar para um novo aprendizado. Desde já, colocamo-nos à disposição para esclarecer as dúvidas que virão e ajudar nas ideias que certamente nascerão a partir das diversas leituras que dispomos nas próximas páginas do site.

 

Ricardo Amaral.

 

 

 Sobre os colaboradores

Para a manutenção deste site, conto com o apoio de:

 

Rodrigo Vasconcelos
Colunista sobre jogos com potencial pedagógico
Professor de História.
Mestrando em Educação pela UFPE.