Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 VERSÃO em PDF

nossos parceiros

Visite nossa página no facebook

 Abaixo, confira algumas sugestões de jogos para a sala de aula.

Ao lado do título, uma bandeira do Brasil indica que o jogo pode ser encontrado à venda no País.
Após uma breve descrição do jogo, citamos que disciplinas/conteúdos podem ser desenvolvidos com o seu uso.
 
 
 

0 a 9

7 WONDERS  

 Lidere uma das sete grandes cidades do mundo antigo! Explore os recursos naturais de suas terras, faça parte da contínua marcha do progresso, desenvolva suas relações comerciais e demonstre sua força militar neste jogo de tabuleiro rápido e emocionante. Deixe sua marca na história da civilização com a construção de uma maravilha da arquitetura que transcenderá as eras.

 

Leia uma resenha pedagógica sobre o jogo aqui

 

Disciplina: História (Antiguidade)               

Número de Jogadores: 2 a 7                                        

Duração média da partida: 30 min

 

A

 AFLUENTES 
 
Um filete de água brota do subterrâneo e inicia seu caminho até o mar. Em Afluentes, os jogadores criam cursos d’água, ­enfrentando os problemas causados pela ação nociva e irresponsável das cartas dos adversários.
 
 
 Disciplina: Geografia (Relevo)
 Ciências (Ecologia / Meio Ambiente)
 
Número de Jogadores: 2 a 4
Duração média da partida: 20 min
 
 
 
ALQUIMISTAS  

3
Raiz de Mandrake e cauda de escorpião; cogumelo esponjoso e verruga de sapo - estes são os fundamentos da vida do alquimista, ciência e arte. Mas que segredos arcanos esses ingredientes estranhos escondem? Agora é hora de descobrir. Misturá-los em poções e bebê-los para determinar seus efeitos - ou jogar de forma segura e testar a mistura em um assistente útil! À medida que seu conhecimento cresce, assim será a sua reputação, enquanto você publica suas teorias para todos verem.  

Em Alquimistas, os jogadores competem para descobrir os segredos de sua arte mística. Os pontos podem ser ganhos de várias maneiras, mas a maioria dos pontos são ganhos por teorias de publicação - teorias corretas - e é aí que reside o problema. 

Disciplina: Ciências / Física / Química / Biologia (Método Científico)

Número de Jogadores: 2 a 4
Duração média da partida: 90 min

 
 
 
 
ARCHIPÉLAGO
 
Archipelago relata a grande era dos descobrimentos! Uma era de intensa exploração e colonização, desenvolvida pelos exploradores europeus. O jogo cobre o período entre 1492 e 1797. Os jogadores são potências renascentistas europeias concorrentes na exploração de um arquipélago. Eles vão explorar territórios, coletar recursos, utilizar esses recursos para alimentar os mercados interno (para seu uso e dos nativos) e externo (para vender na Europa), construir mercados, portos, cidades e templos, e negociar entre si. 
 
Disciplina: História (Século XV a XVIII / Era dos Descobrimentos)
                Sociologia (Disputas de Poder/Trabalho Escravo)
 
Número de Jogadores: 2 a 5
Duração média da partida: 40 a 120 min
 
 

B

BLACK GOLD
 
Black Gold é um jogo de tabuleiro de perfuração de petróleo. Para garantir a riqueza, os jogadores exploram o terreno do mapa com placas fornecidas para poços de petróleo, e constroem suas torres. Concorrentes tentam reivindicar melhores poços, e vender seu petróleo ao preço mais elevado, a fim de terminar o jogo com mais dinheiro quando o comboio do barão do petróleo atingir a última faixa.
 
 
 
Disciplina: Física (Energia)
                Química (Petróleo)
 
Número de jogadores: 2 a 5
Duração média da partida: 60 a 120 min
 
 
 

C

 CO2
 
Na década de 1970, os governos do mundo enfrentaram uma demanda sem precedentes para a energia, e usinas poluentes foram construídas em todos os lugares, a fim de atender a essa demanda. Ano após ano, a poluição aumentou, e ninguém fez nada para reduzi-la. Agora, o impacto desta poluição tornou-se grande demais, e a humanidade está começando a perceber que temos de atender às demandas de nossa energia através de fontes limpas. Empresas com especialização em energia limpa e sustentável são chamadas para propor projetos que irão fornecer a energia necessária sem poluir o meio ambiente. Os governos regionais estão ansiosos para financiar esses projetos, e para investir em sua implementação. Se a poluição não for interrompida, é game over para todos nós.
No jogo de CO2, cada jogador é o CEO de uma empresa de energia que precisa responder às solicitações do governo para novas usinas verdes. O objetivo é deter o aumento da poluição, enquanto atende a crescente demanda por energia sustentável – e, claro, lucrar com isso. O jogador vai precisar de bastante perícia, dinheiro e recursos para construir essas usinas limpas.
 
Disciplina: Biologia (Ecologia / Aquecimento Global)
 
Número de jogadores: 1 a 5
Duração média da partida: 120 min
 
 
 
 
CLASH OF CULTURES 
 
Cada jogador leva uma civilização de uma simples colônia para um poderoso império, explorando os arredores, construindo grandes cidades, avançando em pesquisas tecnológicas e conquistando aqueles que estão no caminho. 
Os jogadores expandem suas cidades através do jogo. Mas não apenas para uma cidade genérica maior. Ao invés disso, os jogadores escolhem um tipo de construção que representa o crescimento da cidade. 
A expansão da cidade pode ser um porto, forte, templo e academia – todos com diferentes benefícios.
 
Disciplina: História (Colonização / Conquistas)
                     Sociologia (Cultura e Sociedade)
 
Número de jogadores: 2 a 4
Duração média da partida: 4 horas
 
 
 
COLONIZADORES DE CATAN  
 

Cada jogador representa um colonizador, na ilha de Catan. À medida que as colônias se expandem, matérias-primas são negociadas e pequenas aldeias tornam-se cidades. A constante troca de mercadorias cria oportunidades para todos, mas quando os espaços na ilha diminuem, inicia-se uma emocionante disputa por terras, matérias-primas e poder. Entretanto, só pode haver um soberano em Catan!
A mecânica do jogo pode ser bem explorada pelo professor de Matemática, visto a grande influência que a probabilidade tem sobre o jogo.
 
Disciplina: História (Colonização / Escambo)
  ¨             Matemática (Probabilidade)
 
Número de jogadores: 3 a 4
Duração média da partida: 90 min
 
 
COMPOUNDED
 
Trata-se de um jogo de construir componentes químicos a partir do planejamento e gerenciamento de elementos químicos, com negociação entre os jogadores e alguma dose de sorte.
Em Compounded, os jogadores assumem os papéis de gerentes de laboratórios, apressadamente competindo para completar a maioria dos compostos antes dos demais jogadores - ou ter tudo destruído em uma explosão. Alguns compostos são inflamáveis ??e vão tornando-se mais voláteis ao longo do tempo; se levar muito tempo para reunir os elementos necessários para esses compostos, um monte de trabalho duro em breve será espalhado pelo laboratório. 
 
Disciplina: Química (Elementos Químicos / Reações Químicas / Tabela Periódica)
 
Número de jogadores: 2 a 5
Duração média da partida: 90 min
 
 
 

D

 
DIXIT  
 

Dixit é um jogo que coloca a imaginação dos jogadores à prova. O que cada um enxerga diante da mesma imagem pode ser bem diferente - pode acreditar!  Um jogo ganhador de mais de 18 prêmios mundo afora, da Finlândia à Espanha - passando pelo consagrado Spiel des Jahres (Alemanha).

Em Dixit, os jogadores assumem o papel do contador de histórias - o narrador. O narrador da vez deve olhar as 6 cartas em sua mão e, sem as revelar aos outros jogadores, falar uma frase sobre ela. Os outros jogadores devem então selecionar uma carta (também secretamente), de suas mãos, que mais combina com a frase dita pelo narrador. O narrador embaralha todas as cartas recebidas e as revela sobre a mesa. Agora com todas as figuras à mostra, todos os jogadores devem apostar para acertar a imagem do narrador!

 

Disciplina: Língua Portuguesa (Redação), Artes        

Número de jogadores: 3 a 6

Duração média da partida: 40 min

DOMINANT SPECIES
 
90.000 AC - A grande era do gelo está se aproximando rapidamente. Outra luta titânica pela supremacia global involuntariamente começou entre as espécies diferentes de animais.
Dominant Species é um jogo que recria abstratamente uma pequena parte da história antiga: a invasão pesada de uma idade do gelo e o que isso implica para os seres vivos que tentam se adaptar à Terra lentamente em mutação.
Cada jogador irá assumir o papel de uma das seis principais classes de animais - mamíferos, répteis, aves, anfíbios, aracnídeos ou insetos. Cada jogador começa o jogo em um razoável estado de equilíbrio natural, em relação um ao outro. Mas isso não vai durar: na verdade, é a "sobrevivência do mais apto".
 
Disciplina: Biologia (Ecologia / Equilíbrio Ecológico / Cadeia Alimentar)
 
Número de jogadores: 2 a 6
Duração média da partida: 180 min
 
 
 
 

E

 
EUPHORIA      
 
Em Euphoria, você lidera uma equipe de trabalhadores e recrutas para reivindicar a propriedade de um mundo distópico. Seu caminho para a vitória está pavimentado com o suor dos seus trabalhadores. Mas cuidado! Conhecimento é poder! Se o conhecimento dos seus trabalhadores aumentar muito, algum deles podem despertar dessa distopia e  te abandonar. Para evitar isso, você sempre pode levar um pouco de alegria para eles.
 
 
Disciplinas: Sociologia, Filosofia
Número de jogadores: 2 a 6
Duração média da partida: 60 min
 
 
 
E.V.O

Em Evo, você joga como um povo nômade em simbiose com uma espécie de reptilianos primitivos. Você viaja pelos espaços abertos selvagens de Kumgath com suas montarias pré-históricas, e vai usar seu conhecimento de biologia para ajudá-los a se adaptar e ter sucesso tanto contra o clima (hostil e variável) quanto contra outras espécies competidoras.

Disciplinas: Biologia (Mutações)
Geografia (Clima)
Número de jogadores: 2 a 5
Duração média da partida: 60 min




 
 


 

F

 
 
FLASH POINT 

Flash Point: Ao resgate é um jogo cooperativo de combate ao fogo. Todos os jogadores estão no mesmo time e todo mundo quer ganhar ou perder juntos. Para ganhar, os jogadores devem resgatar as vítimas presas dentro de um prédio em chamas antes que o fogo fique fora de controle ou o edifício desmorone.

Disciplinas: Física (Propagação de calor)
Número de jogadores: 1 a 6
Duração média da partida: 45 min





H

HISTÓRIAS

Um jogo de improvisação baseado em imagens. Neste simples e elegante jogo de cartas, os jogadores deverão criar Histórias, Perguntas e Respostas e Debates competindo para encontrar o melhor contador de Histórias! Histórias possui 4 modos de jogo. A cada rodada, um jogador deverá desafiar outro dentro de um desses modos, competindo por pontos para a performance mais engraçada, criativa, emocionante, ou qualquer critério que os outros jogadores acharem justo.

Todas as histórias, argumentos, perguntas e respostas no jogo devem ser baseadas nas Cartas de Imagem que compõe o jogo, e os participantes precisarão pensar rápido para incluir elementos inesperados em suas histórias!

Disciplina: Lingua Portuguesa (Redação)                            

Número de jogadores: 3 a 12

Duração média da partida: 15 a 45 min

M

 
MADEIRA

Madeira é uma ilha descoberta no início do século XV pelos marinheiros portugueses. A paisagem selvagem, coberta por uma densa floresta e a posição estratégica no meio do Oceano Atlântico fez deste um lugar de enorme importância nos descobrimentos portugueses. O que aconteceu na Madeira foi o "laboratório" do que viria a ser conhecido como o Império Português.

Os jogadores tentam ganhar privilégios e dinheiro adaptando-se às restrições que surgem durante o jogo, trabalhando no caminho para encontrar melhores campos para a agricultura, os produtos certos e obtendo a madeira preciosa, essencial para colocar-se novas estruturas nas cidades e construir navios para negociação em mercados estrangeiros e participar de novas expedições.


Disciplinas: História (Grandes Navegações, Colonizações)
Número do jogadores: 2 a 4
Duração média da partida: 120 min



MEHINAKU 
 
 
No coração da floresta brasileira, na região conhecida como Alto Xingu, toda a união é necessária por um bem maior. Os deuses da tribo indígena Mehinaku são tão humanos quanto seus adoradores, e exigem trabalho, recompensas e equilíbrio. Assuma o papel do pajé, cacique, caçador, trabalhador ou trabalhadora de sua aldeia e junte-se aos seus amigos para colaborar uns com os outros desenvolvendo e aumentando a população de sua aldeia antes que seus deuses se irritem. Colete recursos para serem utilizados na expansão de sua aldeia, mas não se esqueça de guardar um pouco, pois nunca se sabe o que os deuses irão exigir como oferenda na próxima vez.
 
Disciplina: História (História Indígena)
Número de Jogadores: 2 a 6
Duração média da partida: 75 min
 
 
MYRMES
 
Cada jogador lidera uma colônia de formigas no munfo fictício de Myrmes e seu objetivo é ganhar pontos distribuindo feromônios, caçando insetos, alimentando a rainha, etc. ENvie suas formigas soldaods e operárias para explorar o reino. Encha a dispensa, cace insetos e espalhe sabiamente seus feromônios para conquistar territórios. Porém, o mais importante, não esqueça de se preparar para o inverno!
 
Disciplina: Ciências (Ecologia / Ecossistema / Relações Ecológicas)
Número de Jogadores: 2 a 4
Duração média da partida: 60 a 120 min
 
 

O

ONCE UPON A TIME  

Once Upon A Time é um jogo no qual os jogadores criam uma história juntos, usando cartas que mostram elementos típicos de contos de fadas. Um jogador é o Contador de História que cria sua história usando os "ingredientes" de suas cartas. Ele deve tentar guiar o enredo na direção da sua Carta de Final. Os outros jogadores tentam usar as cartas para interrompê-lo e se tornar o novo Contador de Histórias. O vencedor é o primeiro jogador a descer todas as suas cartas em jogo e finalizar com a sua Carta de Final.

 

Disciplina: Inglês / Português / Redação

 

Número do jogadores: 2 a 6

Duração média da partida: 30 min

 

P

 
PANDEMIA 
 
Em Pandemia, várias doenças virulentas eclodiram simultaneamente em todo o mundo! Os jogadores combatem a doença, assumindo o papel de especialistas cuja missão é tratar os focos enquanto pesquisa a cura para cada uma das quatro pragas.
O tabuleiro do jogo mostra vários grandes centros populacionais na Terra. Tomando um papel único dentro da equipe, os jogadores devem planejar a sua estratégia para combinar suas forças de especialistas, a fim de curar as doenças. Se uma ou mais doenças se espalham além da recuperação ou se decorrido muito tempo, todos os jogadores perdem. Se curam as quatro doenças, todos eles ganham!
 
Disciplina: Biologia (Vírus / Epidemias)
 
Número de Jogadores: 2 a 4
Duração média da partida: 60 min
 
 
 
PASTICHE

Um mundo de cores ganha vida com os jogadores escolhendo cartas que retratam 34 das melhores obras de arte europeias dos últimos seis séculos. Os jogadores marcam suas telas através da mistura de cores primárias e colocação inteligente de peças, recriando a paleta de cores utilizadas pelos mestres que criaram estas obras. Além de colocar peças hexagonais para ganhar cartas, os jogadores se familiarizam com as combinações de cores diferentes que produzem os muitos matizes da paleta de um artista, todos listados no Cartão de Referência do Jogador. Os jogadores também aprendem a reconhecer grandes artistas e suas obras quando completam suas missões.

Disciplinas: Física (Cores)
                Artes (Obras de Arte)
Número de jogadores: 2 a 4
Duração média da Partida: 40 min




POWER GRID
 
Cada jogador representa uma empresa que possui usinas de energia e tenta abastecer cidades com eletricidade. Durante o jogo, os jogadores darão lances em usinas de energia e comprarão recursos para gerar eletricidade (carvão, lixo, petróleo ou urânio). Eles também precisam expandir suas redes para abastecer cada vez mais cidades.
 
Leia uma resenha pedagógica sobre o jogo aqui.
 
Disciplina: Física (Energia, Eletricidade)
 
 
Número de Jogadores: 2 a 6
Duração média da partida: 120 min
 
 
 
 
 
 
 
 

Q

QUISSAMA - O IMPÉRIO DOS CAPOEIRAS NOVO NO SITE

Quissama, é um jogo com temática brasileira, ambientado no Rio de Janeiro de 1868, o qual apresenta as várias personalidades, reais ou fictícias, em torno da escravatura no Brasil. O jogo desenvolve várias facetas, entre as quais os jogadores precisam influenciar políticos, libertar capoeiras das senzalas ou liderar uma malta de capoeiras, por exemplo.

 
Disciplina: História do Brasil (Escravidão)
 
Número de jogadores: 2 a 5
Duração média da partida: 30 min

R

 RECICLE - TEMPOS DE CRISE  
 
O seu desafio é comandar um time de Catadores pelas ruas da cidade e administrar uma Cooperativa para tornar a reciclagem um negócio economicamente viável. Enquanto os Catadores coletam, a Cooperativa negocia os custos dos materiais. Em retorno, os jogadores recebem pontos e Pratas, o dinheiro do jogo, ao reciclar e vender seus produtos reciclados. Vence a partida o jogador que somar mais pontos de reciclagem. Para isto, deve otimizar seu processo de coleta de material reciclável, contratar os melhores profissionais para ajudá-lo, adquirir os equipamentos adequados, separar os materiais recicláveis dos orgânicos e observar as oportunidades do mercado, sempre de olho no que a concorrência está fazendo e, tomando cuidado com os empréstimos no banco. Afinal, os tempos são de crise e os juros muito altos!
 
Disciplina: Ciências (Ecologia / Reciclagem / Meio Ambiente)
 
Número de Jogadores: 2 a 4
Duração média da partida: 120 min
 
 
 
 
 

S

STEAMPUNK RALLY 

 

Steampunk Rally é um jogo de estratégia que incorpora o universo steampunk, usando uma mecânica de colocação de dados. Os jogadores assumem os papéis de inventores famosos, como Nikola Tesla e Marie Curie, para construir engenhocas fantásticas que fazem uso de vapor, calor e eletricidade, em uma tentativa de ganhar uma corrida sem barreiras através dos Alpes suíços! Para que as suas invenções funcionem, cada jogador deve encontrar a melhor forma de combinar o uso de cada parte das máquinas, transformando os diversos tipos de energia (dados) disponível no jogo, além de minimizar as perdas por dissipação de energia.
 
Disciplina: Física (História da Ciência, Energia e sua conservação)
 
Número de jogadores: 2 a 6
Duração média da partida: 45 min
 
 

T

 
TESLA VS. EDISON: WAR OF CURRENTS  
 
 
Nikola Tesla, Thomas Edison, e três outros importantes inventores lutam contra o tempo para determinar quem será mais lembrado como o homem que trouxe luz para as massas. Contribuindo com inovações na geração de energia, distribuição e iluminação, você também opta por investir na tecnologia de Corrente Direta (DC) ou na superior AC, mais tardia em desenvolvimento.

Os jogadores controlam um pequeno grupo de figuras lendárias na guerra das correntes, cada um avaliado em Invenções, Engenharia, Finanças e Relações Públicas. Cada rodada essas lendas são alocadas para ajudar a investigação, comercializar ou patentear a tecnologia; influencie a percepção do público sobre os inventores e tecnologia AC ou DC. 
 
Disciplina: Física (Eletricidade, História da Física)
 
Número de jogadores: 2 a 5
Duração média da partida: 90 min
 
 
 
THE NAME OF THE ROSE

Neste jogo de dedução, os jogadores são monges que estão tentando recolher o máximo de pontos suspeitos sobre os outros jogadores, a fim de descobrir quem é o criminoso.

Disciplinas: Artes (Cinema)
Literatura
Número de jogadores: 2 a 5
Duração média da partida: 75 min




THE MANHATTAN PROJECT
 
The Manhattan Project faz de você o líder do programa de uma grande nação de armas atômicas em uma corrida mortal para construir bombas maiores e melhores. Você deve atribuir os seus trabalhadores a vários projetos: a construção de sua infraestrutura, fabricação de bombas, gastando suas forças armadas para protegê-lo, ou enviando seus espiões para roubar o trabalho duro de seu rival!
 
 
 
 
Disciplina: Física (Física Nuclear, Energia Atômica), História (Guerra Fria)
 
Número de Jogadores: 2 a 5
Duração média da partida: 120 min

 
 
TIMELINE  
 

A invenção do tanque de guerra, a primeira aparição de um Super-Herói, a invenção da cafeteira... Você consegue colocar todos esses eventos corretamente em uma linha do tempo? Com Timeline, aprenda a resposta para essa pergunta e milhares mais. Cada carta contém um evento histórico diferente e, no lado oposto, sua data associada.

Para começar, uma carta aleatória é selecionada da pilha de compras. Ela é posicionada no meio da mesa, com o lado exibindo a data voltado para cima e será o ponto de partida de uma linha cronológica que será lentamente construída pelos jogadores. O primeiro jogador escolhe uma de suas cartas e a posiciona antes ou depois da carda inicial. A carta do jogador é então virada, para exibir  a data. Se o jogador estiver correto, ela fica na mesa. Se não, a carta é descartada e uma nova carta deve ser comprada para substituí-la. Quanto mais cartas corretamente posicionadas, mais difícil vai ficando para colocar novas cartas! O primeiro jogador a se livrar de suas cartas vence.

Disciplina: História    

Número de jogadores: 2 a 8

Duração média da partida: 15 min


U

UBONGO  

 

Cada jogador recebe 12 peças de formatos diferentes, bem semelhante ao jogo de PC Tetris. Em cada rodada, os jogadores pegam uma placa com espaços vazios. Então, um jogador lança o dado especial do jogo e vira a ampulheta que serve como temporizador. O resultado do dado é uma figura que está indicada na lateral da placa. Esta figura representa 3 peças (jogo básico) ou 4 peças (jogo avançado) que o jogador precisa cobrir todos os espaços na sua placa.
 

Disciplina: Matemática

Número de jogadores: 2 a 4

Duração média da partida: 30 min