Nanotech: o jogo de manipular partículas!

No período de 2013 à 2014, o professor Ricardo Amaral orientou o trabalho do PIBIC - Ensino Médio do aluno Eduardo Santos, o qual pretendia encontrar uma forma de trabalhar conceitos de Física de Partículas de uma forma lúdica.

O interesse do aluno surgiu a partir de sua participação na disciplina de Introdução ao Design de Jogos, regularmente oferecida aos alunos do 2º ano do ensino médio desde 2013, no Colégio de Aplicação da UFPE.

Como resultado da pesquisa, surgiu um protótipo de um jogo muito divertido e instigante, pelo qual os jogadores conseguem compreender a estrutura de um átomo: algumas de suas subpartículas, classificações e valor de carga elétrica.

A mecânica do jogo é bastante simples e uma partida rápida não passa de 15 minutos. Ele foi testado em 5 escolas públicas da região metropolitana do Recife e, em todos os testes, comprovou-se a eficácia do jogo em seu objetivo de ensinar Física de forma lúdica. Se antes da partida os alunos não conseguiam responder a questões conceituais sobre o assunto, após o jogo a grande maioria respondeu corretamente. Em três escolas, chegou-se a uma eficácia de 100% em relação às questões apresentadas.

O jogo foi concebido pela dupla Eduardo Santos e Ricardo Amaral, com trabalho artístico de Ricardo Amaral. Lembramos que trata-se de um protótipo, de forma que a arte não é definitiva. Não há qualquer previsão de sair uma versão comercial do jogo.

O jogo está disponível para download gratuito. Se você tiver interesse, precisa apenas imprimir, recortar e jogar. De quebra, vai aprender um pouco mais sobre Física de Partículas!

Qualquer dúvida nas regras, pode entrar em contato conosco e colocar sua questão que procuraremos esclarecê-la o mais brevemente.

Vale lembrar que este jogo é de propriedade intelectual dos autores e qualquer reprodução e/ou distribuição com fins comerciais sem a prévia autorização dos mesmos é proibida.

Arquivos do Jogo

clique na imagem para download

Download dos arquivos do jogo

Manual de Regras