Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 VERSÃO em PDF

nossos parceiros

Visite nossa página no facebook

EL GAUCHO

Por Ricardo Amaral, publicado em 15 de julho de 2016.

 

Que tal criar algumas cabeças de gado, ganhar algumas moedas com isso e ainda aprender algumas relações matemáticas? Em El Gaucho, você será um pecuarista, entre outros, tentando fazer riqueza ao lidar com seus rebanhos de gado. Mas cuidado para não ser roubado! Sorte nossa que todos os animais do jogo são segurados, diminuindo nosso prejuízo.

 

 

Figura 1: Caixa do Jogo.

El Gaucho é um jogo comercial e estratégico em que cada jogador representa um pecuarista cuja função é coordenar seus vaqueiros na coleta de gados soltos no pasto, trazendo-os para sua fazenda para, no melhor momento, vende-los, buscando garantir um melhor preço. O jogo possibilita contextualizar, ludicamente, conceitos e operações matemáticas, tais como a noção de conjunto, multiplicação e ordem crescente ou decrescente, com a criançada.

 Figura 2: vaqueiros laçando as vacas no pasto. Alguns mais preguiçosos acabam dormindo :P

 

O jogo apresenta 60 tiles de vacas, divididos em 5 raças diferentes, com doze vacas de cada raça, numerados de 1 à 12. O objetivo de cada jogador é resgatar, do pasto, o maior número possível de vacas de cada raça, obedecendo o critério de ordem, seja crescente ou decrescente. Assim, o jogador pode fazer um rebanho de vacas malhadas com tiles numerados com 2, 4, 5, 6, 9 e 11, por exemplo.

Figura 3: Nosso rebanho de vacas malhadas. Não sei se foi proposital, mas as ilustrações dão a impressão de que as vaquinhas mais valiosas são aquelas mais fortes e dispostas... será?!?

 

Se o jogador capturar uma vaca malhada com um número inferir à 11 (digamos, a vaca 8), ele quebra a sequência crescente do rebanho e é obrigado a vendê-lo para, posteriormente, iniciar um novo rebanho de vacas malhadas iniciando-o com a vaca 8. A depender das vacas ainda disponíveis no jogo, o jogador irá definir se a ordem da nova coleção será crescente (por exemplo, almejando conseguir 8, 10 e 12) ou decrescente (se achar melhor tentar uma coleção com 8, 7, 3 e 1). Por essa necessidade de ordem, o jogador vai exercitando situações, durante todo o jogo, em que precise estabelecer uma ordem crescente ou decrescente com os números, a seu critério.

 Figura 4.1: Opção de novo rebanho, seguindo uma ordem crescente.

 

Figura 4.2: A outra opção: rebanho em ordem decrescente.

 

Um outro conceito desenvolvido é a noção de conjunto e subconjunto, visto que as raças das vacas não podem ser misturadas. Para cada raça, o jogador deve criar um rebanho diferente. Assim, dentro do conjunto de vacas, temos os vários subconjuntos representados pelas raças: Jersey (marrom), Holstein Frisia (malhada branca e preta), Angus (preta), entre outras (os nomes das raças aqui são um palpite de quem não entende nada de gado!).

Figura 5: No conjunto de vacas da fazenda, temos os subconjuntos de vacas malhadas, pretas e marrons.

 

Outra operação matemática muito explorada no jogo é a multiplicação pois, ao vender seu rebanho, o jogador deve multiplicar a quantidade de gado vezes o gado de maior valor. Então, estrategicamente, vale a pena ter muitos tiles de números baixos e apenas um de valor elevado. No exemplo da figura anterior, teríamos então o recebimento de 32 moedas pelas vacas malhadas (8 x 4 vacas), 50 moedas pelas vacas pretas (10 x 5 vacas) ou 27 moedas pelas vacas marrons (9 x 4 vacas).

O jogo ainda possui ações especiais que podem ser acionadas a qualquer momento durante a rodada do jogador: vender o rebanho antes de quebrar a sequência, para ganhar 5 moedas a mais; conseguir um terceiro dado imaginário no valor que desejar; roubar um gado dos fazendeiros vizinhos, etc.

 

Figura 6: Ações especiais.

El Gaucho é indicado para jogadores a partir dos 10 anos. Entretanto, devido a simplicidade das regras, não vemos problemas em apresentá-lo a jogadores com 8 anos, quando têm seu primeiro contato com a propriedade multiplicativa. Em sala de aula, o jogo pode ser usado sem restrições de regras. Entretanto, caso o professor não disponha de muito tempo para aplica-lo com seus alunos, pode utilizar apenas a mecânica de coleta e organização dos tiles de vacas, com o intuito de apresentar o conceito de conjunto, subconjunto e ordem crescente e decrescente.

 

  

Figura 7: Visão geral do tabuleiro.

 

A arte do jogo é belíssima, e um ponto que merece comentário é o curral de dados. É daqueles detalhes que não comprometeria o jogo na sua ausência, mas o fato de existir só faz abrilhantá-lo. É a “cereja do bolo”.

 

Figura 8: Detalhe do curral de dados.

 

El Gaucho não está disponível no Brasil. Para adquiri-lo, apenas importando-o de lojas no exterior ou fazendo pedido direto com sua loja preferida ou importador. Para saber mais sobre o jogo, consulte sua página na Ludopedia.

 

Voltar para a página anterior.

Voltar para a página inicial.