Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 VERSÃO em PDF

nossos parceiros

Visite nossa página no facebook

Grupo Malks

 

Um breve histórico

Fundado em outubro de 2004 como uma oficina do Programa Escola Aberta, o Clube Malkavianos deu início as suas atividades na escola estadual Alzira da Fonseca Breuel, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Idealizado por um grupo de amigos, a ideia era manter um local adequado para sediar algumas sessões de RPG e ensinar o hobby para os alunos e moradores das redondezas. Com o tempo, a iniciativa passou a ser conhecida no colégio, tornando-se uma das oficinas mais atuantes do programa. A extensão da área de atuação do projeto aconteceu naturalmente e o clube estendeu as suas atividades para os eventos de cultura Nerd, além de dedicar parte dos seus esforços para a promoção do RPG como ferramenta pedagógica.


Outras atividades



Além de oferecer mesas de jogos em espaços públicos, o Clube Malkavianos participa e promove eventos de Cultura Pop, como o “Dia do Orgulho Nerd” e o “Dia do RPG”. Além disso, está presente na internet através das redes sociais e Blog, plataforma na qual são publicados artigos relacionados à temática Nerd pelos próprios participantes.

Mesmo sem utilizar a proposta do RPG pedagógico em todas as sessões, o potencial do jogo neste sentido é percebido naturalmente. Jogadores que não têm interesse pela leitura ou possuem alguma dificuldade com a gramática portuguesa são incentivados a produzir textos, na forma de históricos de personagens, relatos de sessões e artigos para a internet.

A socialização também é incentivada no clube por meio da interação entre os grupos, assim como o incentivo ao estudo e a pesquisa, visto que os integrantes da oficina que ainda estudam são incentivados a tirar boas notas para continuar participando.


Aventuras na Educação


A experiência adquirida com a aplicação do RPG na sala de aula, na qual alguns integrantes do clube desenvolveram uma história junto com as professoras da turma da 6ª série abriu ainda mais os horizontes sobre as potencialidades pedagógicas do jogo.

Os grupos de jogos passaram a ser supervisionados com o intuito de oferecer para os jogadores, algo além da diversão despretensiosa. Para que isso fosse possível, os narradores foram regularmente orientados sobre as temáticas das sessões e pequenas ações que poderiam ser feitas para extrair um pouco do potencial educativo do jogo.

Atualmente, o Clube Malkavianos tem trabalhado para fortalecer a cena RPGistica na região metropolitana. Além disso, está em execução um projeto que visa oferecer para professores e interessados um guia de como proceder para utilizar o RPG como ferramenta pedagógica através das experiências vivenciadas ao longo desses 9 anos de trabalho.



Serviço

Malkavianos Clube de RPG (MALKS)

Programa Escola Aberta – Escola Alzira da Fonseca Breuel - Rua Onze, sem número, Cajueiro Seco – Jaboatão dos Guararapes – PE. Todo sábado, das 14h às 17h.

Livraria Cultura Geek – Paço Alfândega. Rua da Alfândega, 35, Bairro do Recife. Sábados e Domingos a partir das 14h.

Facebook do Malks


Texto produzido por Ailson (Clube Malkavianos).