Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 VERSÃO em PDF

nossos parceiros

Visite nossa página no facebook

 

Projeto Educacional Oficinas Lúdicas

Atividade com jogos em uma das escolasAtividade com jogos em uma das escolas 

Como criar um ambiente motivador, lúdico e contextual no processo de construção do conhecimento? É realmente possível aprender jogando? Como os jogos de tabuleiro, algo tão antigo, pode ser uma ferramenta valiosa no processo de ensino/aprendizagem? Foram essas perguntas que embasaram a criação do Projeto Educacional Oficinas Lúdicas. Este projeto se propõe não só a responder estas perguntas, mas também a despertar nos educadores o interesse por promover um ambiente leve, saudável e desafiador em sala de aula, ou mesmo em outras ocasiões menos formais. O Oficinas Lúdicas trás ao educador a noção de como o ambiente motivador, interativo e muitas vezes conflitante (no sentido da resolução de problemas dentro do próprio contexto lúdico) proporcionado pelos jogos pode facilitar o desenvolvimento de habilidades e a construção mediada do conhecimento.

A equipe do projeto, composta por monitores treinados e com formações em áreas diversas, como fonoaudiologia, psicologia e pedagogia, já atuou em 2 escolas de Salvador, e atualmente realizam as oficinas de jogos na Escola Motivar, no bairro da Federação. Uma média de 25 alunos das turmas do 4º e 5º anos vão para a escola aos sábados, pela manhã, para jogar e aprender jogando.

Membros do projetoMembros do projeto

O ato de jogar envolve prazer de exercitar um novo domínio, de testar certa habilidade, de transpor um obstáculo ou vencer um desafio. Na perspectiva da criança ou do adolescente, não se joga para ficar mais inteligente, para ser bem sucedido quando adulto ou para aprender uma matéria escolar. Joga-se porque isso é divertido, promove disputa com os colegas, possibilita estar juntos em um contexto que faz sentido, mesmo que às vezes frustrante e sofrido, por exemplo, quando se perde uma partida. Em jogos os participantes são sérios, atentos, não se perdem em conversas paralelas, permanecendo interessados e envolvidos nas atividades.

Os Jogos de Tabuleiro Modernos são o carro chefe do Oficinas Lúdicas. São utilizados jogos que trabalham não só disciplinas escolares, como matemática e história, mas também princípios e valores, como honestidade e solidariedade.

Palestra na ExpogeekPalestra na Expogeek

Além de atuar em escolas, o Oficinas Lúdicas também já colaborou com eventos, como a semana do servidor público na Universidade Federal da Bahia, e de oficinas de jogos em parceria com outros grupos de gamers de Salvador.

Semana do Servidor PúblicoSemana do Servidor Público

 

Laíse Lima

Diretora do Projeto Educacional Oficinas Lúdicas

 

Para saber mais sobre o Projeto Educacional Oficinas Lúdicas ou entrar em contato com a equipe, visite a página do facebook.

 

Clique aqui para voltar à página anterior.

 

Clique aqui para voltar à página inicial.