Então você curtiu a ideia de implementar o uso de jogos em sua aula, mas não sabe o que usar ou como começar?

Você veio ao lugar certo! A partir de agora, o RPG na Escola oferece aos seus leitores uma nova coluna periódica: Resenhas Pedagógicas.

Aqui, você terá acesso periodicamente a resenhas sobre os principais jogos que podem contribuir com sua prática docente, com orientações sobre o que pode ser explorado em cada jogo e dicas de como utilizá-los em sua aula.

Como sempre, você fica à vontade para dar o seu toque pessoal, ao utilizar esses jogos como recurso didático.

Conheça um pouco sobre nossos colunistas:

Prof. Ricardo Amaral

Professor de Física, Mestre em Ensino das Ciências e doutor em Educação Matemática e Tecnológica. Desenvolve uma disciplina sobre Design de Jogos com alunos do ensino médio e coleciona diversos jogos. É fã de jogos com mecânica de alocação de trabalhadores.

Ricardo escreve sobre jogos na área de Ciências Exatas e da Natureza.

Prof. Rodrigo Vasconcelos

Professor de História, mestre em Educação (pesquisa RPG e suas possibilidades pedagógicas), participa do projeto de criação de jogos didáticos para o ensino de História e é grande admirador e colecionador de jogos diversos. Tem TOC nos cuidados com seus jogos.

Rodrigo escreve sobre jogos na área de Ciências Sociais e Humanas.

Dúvidas em como aplicar os jogos na sala de aula? Leia nossas sugestões aqui.

Para ler as resenhas sobre os jogos, clique sobre os seus nomes abaixo.

- Power Grid (noções de Física: energia, produção de energia elétrica. Economia, Ecologia)

- 7 Wonders (noções de História : civilizações antigas, conceito de territorialidade, etc.)

- Alquimistas (noções de Ciência: método científico)

- Stone Age (noções de História, Sociologia e Filosofia)

- Pandemia (noções de Biologia: vírus, bactérias, protozoários, epidemias e pandemias)

- Steampunk Rally ( noções de Física: transformação, conservação e dissipação de energia)