Sites úteis

Narrativa da Imaginação: ONG que busca promover a melhoria na qualidade das relações humanas através de atividades lúdicas gratuitas. Também é responsável pela publicação da revista científica "Mais Dados", que apresenta artigos sobre RPG e correlacionados.

Projeto Incorporais: Plataforma lúdica, multidisciplinar e multimidiática de construção coletiva, cooperativa e coautoral de narrativas que dá suporte à aplicação, por meio de oficinas presenciais, de dois métodos interdisciplinares: o DESIGN DIDÁTICO NARRATIVO e o DESIGN POÉTICO. O RPG INCORPORAIS é a parte lúdica desta plataforma, e difere de outros RPGs por demandar dos jogadores produção a partir do que foi jogado, produção esta incorporada aos

próprios suportes da plataforma, alterando-a e expandindo-a.

Leituras importantes

Sugestões de leituras indispensáveis para quem deseja entender o RPG mais detalhadamente, além de um pouco da produção científica existente sobre o assunto.

AMARAL,  R.;  SILVEIRA,  T.  Roleplaying  game  (RPG)  e  produção  de  vídeos  como recursos colaborativos no ensino das ciências.

In:  OLIVEIRA,  M.  (Org.). Formação  e práticas  pedagógicas:  múltiplos  olhares  no  ensino  das  ciências.  Série  Formação  de professores, nº 1, Recife: Ed. Bagaço, 2008.

ECHEVERRÍA,  M;  POZO,  J.  Aprendendo  a  resolver  problemas  e  resolver  problemas para aprender.

In:  POZO,  J.  (Org.). A  solução  de  problemas: aprendendo  a  resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MACEDO,  L.;  PETTY,  A.  L.;  PASSOS,  N. Os  jogos  e  o  lúdico  na  aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MARCATTO,  A. Saindo  do  quadro  – uma  metodologia  lúdica  e  participativa  baseada no role playing game. 2. ed. São Paulo: A. Marcatto, 1996.

MARCONDES, G. C. O livro das lendas:aventuras didáticas. São Paulo: Zouk, 2004.

MARTINS,  C. Um  estudo  do  perfil  textual  de  role  playing  games  “pedagógicos”. Dissertação (Mestrado em Letras). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2007.

NASCIMENTO JR., F. A; PIETROCOLA, M. O papel do RPG no ensino de física
. In: Encontro  nacional  de  pesquisa  em  educação  em  ciências,  5.,  2005,  Bauru.  Anais... Bauru: ABRAPEC, 2005.

PAVÃO, Andréa. A aventura da leitura e da escrita entre mestres de roleplaying game
. 2. ed. São Paulo: Devir, 2000.

PEREIRA, C. Construção de personagem & aquisição de linguagem: o desafio do RPG no INES. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 2003.

RIYIS, M. RPG e educação: brincando de aprender. Dragão Brasil, Taboão da Serra, n. 117, p. 48-49, fev. 2006.

RIYIS, M. Simples –  sistema  inicial  para  mestres-professores  lecionarem  através  de  uma estratégia motivadora. São Paulo: Ed. do Autor, 2004.

ROCHA,  M. RPG:  jogo  e  conhecimento.  Dissertação  (Mestrado  em  Educação)  – Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba: UNIMEP, 2006.

RODRIGUES,  Sônia. Roleplaying  game  e  a  pedagogia  da  imaginação  no  Brasil
.  Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SAMAGAIA,  R;    PEDUZZI,  L. Uma  experiência  com  o  projeto  manhattan  no  ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004.

SCHMIT,  W. RPG  e  educação:  alguns  apontamentos  teóricos.  Dissertação  (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2008.

VASQUES, R. As potencialidades do RPG na educação escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista. Araraquara: UNESP, 2008.

VYGOTSKY,  L.S.  La  imaginación  y  el  arte  en  la  infancia: ensayo  psicológico.  6  ed.  Madrid: Ediciones Akal, 2006.

ZANINI, M (Org). Anais do I simpósio RPG e educação. São Paulo: Devir, 2004.

Se você pode ampliar nosso "acervo" de sites ou leituras, mande sua

sugestão através do nosso formulário de cotato na página inicial.