Sites úteis
Narrativa da Imaginação: ONG que busca promover a melhoria na qualidade das relações humanas através de atividades lúdicas gratuitas. Também é responsável pela publicação da revista científica "Mais Dados", que apresenta artigos sobre RPG e correlacionados.
Projeto Incorporais: Plataforma lúdica, multidisciplinar e multimidiática de construção coletiva, cooperativa e coautoral de narrativas que dá suporte à aplicação, por meio de oficinas presenciais, de dois métodos interdisciplinares: o DESIGN DIDÁTICO NARRATIVO e o DESIGN POÉTICO. O RPG INCORPORAIS é a parte lúdica desta plataforma, e difere de outros RPGs por demandar dos jogadores produção a partir do que foi jogado, produção esta incorporada aos
próprios suportes da plataforma, alterando-a e expandindo-a.
Leituras importantes
Sugestões de leituras indispensáveis para quem deseja entender o RPG mais detalhadamente, além de um pouco da produção científica existente sobre o assunto.
AMARAL, R.; SILVEIRA, T. Roleplaying game (RPG) e produção de vídeos como recursos colaborativos no ensino das ciências.
In: OLIVEIRA, M. (Org.). Formação e práticas pedagógicas: múltiplos olhares no ensino das ciências. Série Formação de professores, nº 1, Recife: Ed. Bagaço, 2008.
ECHEVERRÍA, M; POZO, J. Aprendendo a resolver problemas e resolver problemas para aprender.
In: POZO, J. (Org.). A solução de problemas: aprendendo a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MACEDO, L.; PETTY, A. L.; PASSOS, N. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MARCATTO, A. Saindo do quadro – uma metodologia lúdica e participativa baseada no role playing game. 2. ed. São Paulo: A. Marcatto, 1996.
MARCONDES, G. C. O livro das lendas:aventuras didáticas. São Paulo: Zouk, 2004.
MARTINS, C. Um estudo do perfil textual de role playing games “pedagógicos”. Dissertação (Mestrado em Letras). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2007.
NASCIMENTO JR., F. A; PIETROCOLA, M. O papel do RPG no ensino de física
. In: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 5., 2005, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2005.
PAVÃO, Andréa. A aventura da leitura e da escrita entre mestres de roleplaying game
. 2. ed. São Paulo: Devir, 2000.
PEREIRA, C. Construção de personagem & aquisição de linguagem: o desafio do RPG no INES. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 2003.
RIYIS, M. RPG e educação: brincando de aprender. Dragão Brasil, Taboão da Serra, n. 117, p. 48-49, fev. 2006.
RIYIS, M. Simples – sistema inicial para mestres-professores lecionarem através de uma estratégia motivadora. São Paulo: Ed. do Autor, 2004.
ROCHA, M. RPG: jogo e conhecimento. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba: UNIMEP, 2006.
RODRIGUES, Sônia. Roleplaying game e a pedagogia da imaginação no Brasil
. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
SAMAGAIA, R; PEDUZZI, L. Uma experiência com o projeto manhattan no ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004.
SCHMIT, W. RPG e educação: alguns apontamentos teóricos. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2008.
VASQUES, R. As potencialidades do RPG na educação escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista. Araraquara: UNESP, 2008.
VYGOTSKY, L.S. La imaginación y el arte en la infancia: ensayo psicológico. 6 ed. Madrid: Ediciones Akal, 2006.
ZANINI, M (Org). Anais do I simpósio RPG e educação. São Paulo: Devir, 2004.
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